sexta-feira, 26 de março de 2010

A ARTE DE SER PROFESSOR

Pedro Demo em uma reportagem para a revista Profissão Mestre, disse: "Ser profissional hoje é principalmente saber, todo dia, renovar a profissão". Acreditamos que nenhum comentário precisa ser feito, pois essa frase diz tudo.
Com tudo isso, será que o professor deve ser visto como a única fonte de saber? Para Celso Antunes não, ele acredita que "o professor de verdade sabe provocar curiosidade, ensina a pesquisar, a separar o joio do trigo, a usar o que se aprende em situações novas, transformando o aprender em compreender".
Portanto, notamos que a profissão docente é uma das mais difíceis, pois temos desafios todos os dias, como ensinar o aluno a pensar, a pesquisar, etc. Até mesmo o professor aprende todos os dias, e a formação continuada deve ser uma constante na vida dele e, até mesmo, de todos os profissionais, pois como diz Júlio Clebsch, redator da revista Profissão Mestre: "O problema é a velocidade, e portanto, para dar conta de um mundo que muda cada vez mais rápido, não há nada mais pertinente do que saber pensar".

Um comentário:

  1. Sabe José Francisco, creio que estamos no caminho certo, e estamos dando conta do recado. Olha como é veloz podermos comunicar um com outro, como enriquecemos nestes ultimos dias. Muitos nem pensaram quando começaram a fazer este curso... mas, agora estamos pensando, e pensando rápido!
    Felicidades!
    Conceição - São Francisco

    ResponderExcluir