sábado, 20 de março de 2010

Teatrando e blogando com você

TEXTO TEATRAL: INVASÕES E DESCOBERTAS


AUTOR: José Francisco dos Santos


prólogo: o texto aborda de uma maneira bem humorada o “descobrimento e invasão do Brasil” em 1500, fazendo também uma alusão a invasão e descoberta dos meios tecnológicos, principalmente o computador.


Distinto público presente, desligue os celulares, façam silêncio e tenham um excelente espetáculo.


( Entram em cena dois condutores de cena, um vestido de aventureiro do sec. XV. o outro de máquina retratando a tecnologia do sec. XX).


Condutor de cena I (aventureiro): Olhando com um binóculo: Terra a vista, terra a vista, terra a vista.


Condutor de cena II (Máquina): Atenção, muito atenção (com timbre de computador) olha a tecnologia, informação, computação.


Condutor de cena I: Ilha de Vera Cruz, Terra de Santa, Monte Pascoal, Brasil.


Condutor de cena II: site, email, blogs, orkut, web, evolução, construção, ação...


Condutor de cena I: chegamos de barco , descobrimos e invadimos esta América Latina, viemos riscado da Europa,com um plano de Chacina, viemos em nome da “civilização,” empunhando uma espada e a cruz na outra mão.


Condutor de cena II: A era da informatização foi descoberta e esta invadindo todo o mundo, vivemos hoje uma revolução na história do pensamento e do conhecimento humano,quem não se adequar, ficará pra trás.


( os dois condutores recua de cena, e observa os atores que abordarão sobre as duas descobertas, Brasil e tecnologia. 04 atores entram vestidos de negros, ao som de uma trilha sonora forte, circulam pelo palco, com expressões corporais marcantes, representando o medo do novo, a ignorância, desigualdade, perante tais descobertas).





( Os atores congelam um por um, e vão expressando o texto)



Ator 1: Descoberto o Brasil!!!
foi o que disseram há 500 anos atrás...
sob nuvens escuras ou céu de anil
nesta eu não caio mais!
Afinal quem o descobriu???
Foi João? Manoel? ou Cabral?...
Passando todos pelo funil
quem poderá ter sido o tal?.




Ator 2:Enquanto houver respeito, coragem,
audácia, força e união,
estará ele sendo descoberto
no suor e na alegria do povão
entre nossas orações e mãos
eternamente em descobrimento
Brasil do rock e dos pagodes
do samba-canção, versos e repentes.
Este país sempre será procurado
pelos seus filhos e enteados
seguidos ainda por muita gente...



Ator 3:Pipas não mais são alçadas.
Inexistem crianças nas calçadas.
Não vejo pernas raladas,
Apenas pontas de dedos calejadas.


Ator4:Uma juventude robotizada,
“Gigabytes” de memória aguçada,
Praticamente não esquecem nada,
Quando esquecem, no computador dão uma olhada.



Surge os mesmos 04 atores, com uma trilha sonora mais suave , irão representar expressão corporal retratando as duas descobertas ( Brasil/tecnologia), descoberta e invasão dos europeus, conflitos,choque cultural, manuseio com a tecnologia, aceitação, controle, globalização. Todos os atores vão se reunindo no palco.




( Os atores evoluem pelo palco cantando esta música)


Aquarela Do Brasil

Brasil, meu Brasil brasileiro
Meu mulato izoneiro, vou cantar-te nos meus versos
O Brasil, samba que dá, bamboleio que faz gingar
O Brasil do meu amor, terra de Nosso Senhor

Brasil, pra mim, pra mim, pra mim

Abre a cortina do passado
Tira a mãe preta do serrado
Bota o rei Congo no congado
Deixa cantar de novo o trovador
A merencória luz da lua
Toda a canção do meu amor
Quero ver essa dona caminhando
Pelos salões arrastando o seu vestido rendado

Brasil, pra mim, par mim, pra mim

Brasil, terra boa e gostosa
Da morena senhora de olhar indiferente
O Brasil, samba que dá, bamboleio que faz gingar
O Brasil do meu amor, terra de Nosso Senhor

Brasil, pra mim, pra mim, pra mim

Ô, esse coqueiro que dá coco
Onde amarro a minha rede nas noites claras de luar
Ah, ouve essas fontes murmurantes
Onde eu mato a minha sede
E onde a lua vem brincar
Ah, esse Brasil lindo e trigueiro
É o meu Brasil brasileiro
Terra de samba e pandeiro

Brasil, pra mim, pra mim, Brasil




todos: Brasil e tecnologia, invasões e descobertas, um novo desafio!


José Francisco dos Santos





Um comentário:

  1. Oi Zé!
    Como dá para fazer uma viagem no seu texto teatral. Quanta coisa vivenciamos nesses tempos modernos e tambem podemos ver que no nosso pais tem gente que o acesso é rapido as tecnologias enquanto em outros lugares esse acesso ainda nem chegou.
    Bem bolado o seu texto.
    Beijos amigo!
    Jakeline Tolentino.

    ResponderExcluir